20.8.13

Conexões arquitetônicas entre Minas Gerais e Piauí: a presença de arquitetos mineiros em obras piauienses das décadas de 60 e 70.


Foi encaminhado para o 3. Seminário Arquitetura e Documentação a ocorrer em BH/MG, um texto de minha autoria que pretende abordar como objeto de estudo, as conexões arquitetônicas entre Minas Gerais e Piauí, através da presença de arquitetos mineiros em obras produzidas no Estado durante as décadas de sessenta a setenta. 

O objetivo é observar a arquitetura produzida no Piauí por estes profissionais, através do levantamento de documentação projetual, observando as influências mineiras no local, as adaptações sofridas para o diálogo com um meio geográfico, cultural e social, distinto daquele dos quais estes arquitetos vieram. 

Também procura através desta reflexão,  divulgar esta produção de grande valor arquitetônico e histórico, no meio científico, a fim de iniciar processos de conexão entre as arquiteturas desses lugares, colaborando com a circulação de ideias e saberes em regiões brasileiras, ampliando o universo de produção e trazendo à tona, os resultados destes intercâmbios arquitetônicos. 

Justifica-se o texto, pelo ineditismo temático, pois por primeira vez, procura-se relacionar estas produções arquitetônicas mineiras em solo piauiense. 

O trabalho de documentar a arquitetura piauiense é desenvolvido pelo grupo de pesquisas do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da UFPI, Amigos do Patrimônio, que vem investigando e aprofundando questões pertinentes à história da arquitetura do Estado, e para tal, utiliza duas linhas metodológicas: 1) a primeira voltada para a pesquisa arquitetônica do edifício, que aplica como metodologia a linha adotada por GASTÓN e ROVIRA (2005) em relação ao estudo dos objetos arquitetônicos, no qual o olhar sobre a produção das obras é analisada desde a autoria das mesmas, até a análise formal e funcional, apoiada também na teoria de PINON (2003). Outro autor que respalda este metodologia vem a ser, SERRA (2006), ao tratar das questões entre sistemas e processos, relacionando os mesmos de forma a traçar a construção do objeto de estudo;  2) a segunda, está voltada para a pesquisa biográfica  dos arquitetos,  empregando a metodologia da história oral, uma vez que trabalha a história recente, necessitando da realização de entrevistas, coleta de depoimentos para a construção do fio condutor das histórias de vida dos personagens investigados. 

Como fontes de pesquisa, tem-se como fontes primárias, um material projetual  tal como plantas, cortes, fachadas, detalhes, fotografias e outras imagens, conseguidas em  arquivos mais privados, que públicos. As fontes secundárias são escassas. Talvez, por tratar-se de um patrimônio arquitetônico recente, muitas dessas obras produzidas, ainda não foram divulgadas.

 Os textos existentes foram produzidos por pesquisadores que atuam no citado grupo de pesquisa, que publicaram os artigos em anais de congressos. AFONSO (2012) publicou a obra “Antonio Luiz. Arquiteto” que iniciou o processo de divulgação da produção mineira deste profissional no Piauí. Os arquitetos mineiros a serem trabalhados neste artigo são Raul do Lago Cirne e Antonio Luiz Dutra.  

Cirne (1928) nasceu em Belo Horizonte e graduou-se em arquitetura em 1952, pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais/ UFMG, possuindo uma formação modernista. Projetou no Piauí, além do Estádio Albertão, o Monumento do Jenipapo, localizado em Campo Maior. 

Antonio Luiz (1935) é de Juiz de Fora e estudou arquitetura na UFRJ, vindo residir em Teresina no final dos anos 60, após ter desenvolvido projetos para o Banco de Minas Gerais, aonde trabalhava como arquiteto. Instalado definitivamente na capital piauiense, produziu algumas das mais importantes obras no Estado, além de várias residências modernas. Na obra do Estádio Albertão trabalhou em parceria com Raul Cirne. 

Dessa forma, será através do olhar sobre a produção mais significativa destes profissionais no Piauí, que este artigo procurará as conexões arquitetônicas entre os dois Estados brasileiros. Como estudos de casos, serão vistas dois exemplares mais significativos de cada um dos arquitetos. 

Da produção de Raul Cirne serão analisados os edifícios do Estádio de Futebol Albertão (1973), construído em Teresina, e o Monumento do Jenipapo, localizado no município de Campo Maior (1975). Os edifícios da antiga CEPISA/ Companhia Energética do Piauí (1973) e o Eldorado Country Clube construídos em Teresina, serão as duas obras a serem analisadas, pertencentes ao arquiteto Antonio Luiz. 

A documentação arquitetônica destes projetos já foi levantada e será divulgada no artigo, realizando-se  uma contraposição entre o trabalho destes profissionais e a contribuição dessas obras no cenário local e nacional.

Antonio Luiz. Ministério da Fazenda.Teresina.Arquivo do Arquiteto

Raul Cirne.Monumento do Jenipapo.Campo Maior.Foto: Kaki Afonso





Nenhum comentário: