21.8.12

A arquitetura de Teresina: caminhos após 160 anos.


 Esta entrevista, concedi recentemente para a Revista Classe A, e publico, na íntegra, as respostas concedidas ao jornalista Yako Guerra:

Há um traço forte nos projetos realizados em Teresina?
Teresina, capital do Estado do Piauí, localizada na Mata dos Cocais, região implantada entre os rios Parnaíba e Poti, completou este ano, 160 anos de fundação,havendo sido a primeira cidade planejada em traçado geométrico no Brasil, pelo mestre João Isidoro.
Possuidora de um clima quente úmido, com altas temperaturas, e ventos predominantemente nordeste e sudeste, possui apenas duas estações climáticas:uma seca e outra chuvosa. E tais fatores, fez com que a cidade produzisse uma arquitetura voltada para esta realidade geográfica e cultural, com projetos que se caracterizam pela busca de soluções adaptadas a esta realidade.
Quais as principais influências?
A influência  da arquitetura produzida em Teresina denota, historicamente, a adoção dos estilos empregados na produção arquitetônica brasileira, como o ecletismo, o neoclássico, o moderno e o contemporâneo. Observa-se na cidade, a influência da Escola Carioca, durante o período da modernidade, uma vez que os primeiros arquitetos existentes na cidade foram estudar no Rio de Janeiro. Na contemporaneidade, sem dúvida, é vidente, a influência da produção paulista, com edificações adotando linhas retas,limpas,puras, que vêm marcando a paisagem urbana da cidade.
São muito perceptíveis?
Tais influências são perceptíveis devido ao grande acervo existente desses momentos na cidade. A modernidade está presente em obras como o DER, a casa Zenon Rocha, a sede do Jóckey Clube, casas existentes na avenida Frei Serafim, a arquitetura brutalista do Banco Santander no centro de Teresina, a sede da antiga CEPISA, o terminal rodoviário Lucídio Portela, entre outros.  E a contemporaneidade está simbolizada por edifícios comerciais localizados na zona leste, que adotam volumes puros, com materiais novos, grandes panos de vidro, abertos,transparentes, que dialogam com o espaço urbano de Teresina.
 Há beleza, inovação, projetos arrojados/ousados?
As soluções contemporâneas têm sido inovadoras, marcantes, ousadas, procurando trazer para a paisagem local a inovação projetual e tecnológica construtiva, com plantas  livres, espaços integrados, amplos, claros ambientados com mobiliário que dialoga com estas tendências.
 Há uma relação entre os projetos realizados com a o contexto sociocultural de cada época?
A boa arquitetura sempre procura relacionar-se com os condicionantes locais, como clima, sociedade, história, cultura, economia. A relação dessa produção com o tempo em que é produzida também é fundamental, como registro de um momento,de uma época,de uma tendência.

Nenhum comentário: