16.4.11

9º. Seminário Nacional do Docomomo Brasil

O texto abaixo foi extraído do site do Docomomo Brasília, que está organizando o Seminário Nacional e que este ano,tratará da interdisciplinaridade e experiências em documentação e preservação do patrimônio recente.( www.docomomobsb.org).

Durante o evento estarei apresentando dois trabalhos, frutos de pesquisas desenvolvidas pela UFPI e pela ETSAB/UPC, com apoio do CNPQ e da Fundación Carolina.

1. Documentos da arquitetura moderna em Teresina, Piauí.

2. Montbau. 1959: Reflexões sobre a preservação de intervenções habitacionais de interesse social modernas.


O evento acontecerá em Brasília, do dia 7 a 10 de junho e as inscrições já estão abertas.


Após quase vinte anos de atividades do DOCOMOMO Brasil, assiste-se hoje a um incremento exponencial nas pesquisas sobre o patrimônio edificado recente. Cresce o número de conjuntos urbanos e edificações do século XX reconhecidos como patrimônio cultural, multiplicam-se os acervos documentais e publicações a seu respeito, acumulam-se experiências e reflexões vinculadas à sua preservação.

Nesta perspectiva, a interdisciplinaridade é fator inerente à cultura preservacionista em Arquitetura e Urbanismo. São fundamentais os aportes da História, na consolidação de narrativas críticas; da Sociologia e Antropologia, na aferição de valores culturais; da Engenharia, no diagnóstico das condições materiais dos bens; das Artes, na conservação e restauro das obras integradas a edifícios; da Geografia, no estudo das questões populacionais e regionais; da Ciência da Informação, na conservação e divulgação de acervos documentais; do Direito, na normatização dos bens patrimoniais; da Comunicação Social, no diálogo com as comunidades envolvidas.

O propósito do 9º Seminário DOCOMOMO Brasil é agregar, de modo interdisciplinar, o conjunto de práticas envolvidas neste universo, compartilhando conhecimentos e consolidando princípios contribuindo eficazmente para a preservação do patrimônio cultural recente.

Com vistas à organização das discussões, os trabalhos apresentados deverão ser inscritos em um dos seguintes eixos:

1 – Reflexões sobre o patrimônio recente;
2 – Documentação do patrimônio recente;
3 – Preservação do patrimônio recente;
Estimula-se a elaboração de trabalhos coletivos, contando com o aporte de profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

Nenhum comentário: