20.1.11

Villa Savoye. Le Corbusier.1930. Poissy. França


Foto:Kaki Afonso.Janeiro 2011.Poissy.
A Casa fica situada em um grande terreno,em meio
a um bosque e cercada por um jardim neoplástico, composto por gramas e terra batida.


Foto:Kaki Afonso.Janeiro 2011.Poissy



Foto:Kaki Afonso.Janeiro 2011.Poissy

Esta casa é considerada uma das obras primas da arquitetura mundial, e um dos mais significativos exemplares da arquitetura moderna, projetada por Le Corbusier (1887-1965) para ser uma casa de final de semana da familia Savoye em Poissy.

Nesta obra, Le Corbusier aplicou os cinco pontos propostos pelo mesmo para nova arquitetura em 1927, que são o uso de pilotis, telhados-jardins, a planta livre, a fachada livre e as janelas horizontais.

Desperta interesse a contemporaneidade das soluções empregadas na casa, como as transparências e a integração entre exterior e interior, de todos os espaços projetados. O jogo volumétrico de rampa, escadas e planos de pisos cria espaços plasticamente ricos que através da entrada da luz, se tornam ainda mais instigantes.Durante a segunda guerra mundial a casa foi ocupada por alemãs, e posteriormente,por aliados.

Neste periodo, o imóvel
se deteriou bastante, e somente em 1962 foi cedida ao Estado, que iniciou a sua restauração em 1963, se prolongando até 1997, quando retoma seu estado original.

Felizmente, é possível visitar a obra, que serviu de referência a arquitetos do mundo inteiro e poder disfrutar deste significativo exemplo da arquitetura moderna mundial.



Foto:Kaki Afonso.Janeiro 2011.Poissy.
O jogo de volumes e a entrada de luz que cria ambientes de grande riqueza plástica.



Foto:Kaki Afonso.Janeiro 2011.Poissy.



Foto:Kaki Afonso.Janeiro 2011.Poissy.


Foto:Kaki Afonso.Janeiro 2011.Poissy.
A solução dada à sala de banho é das mais criativas, com
a criação de uma chaise longue criada em alvenaria que divide
o quarto
do banheiro.

Um comentário:

EDy disse...

fotos ben oriiginales e creativas....tenen que inspirar para o nova casa de tuo amico Edy....gusto muito....Parabens, Edylawyer.