24.11.10

Interbau 57 x Niemeyer


Foto do catálogo da Mostra Interbau 57.
Kaki Afonso.ETSAV. nov. 2010


Oscar Niemeyer é mesmo um dos personagens mais importantes da arquitetura do século XX e XXI. Sempre que se estuda algo que teve grande repercussão no meio arquitetônico mundial, ali está presente Niemeyer, representando o Brasil.

Recentemente, investigando sobre a Interbau 57, exposição sobre habitação de interesse social que ocorreu na cidade de Berlim para a remodelação urbana do bairro de Hansa, da qual participaram mais de 48 arquitetos, entre alemãs, e de vários outros países, e nomes como Jacobsen, Alvar AAlto, Le Corbusier, Gropius, entre outros, ai estava Niemeyer apresentando uma proposta, denominada de "objetos" para a mostra.

Vale salientar que esta mostra teve grande repercussão no cenário internacional, pois tratava de propor soluções para as cidades modernas que estavam sendo recosntruidas no pós-guerra e que também, enfrentavam problemas de exôdo rural.

O bairro escolhido, havia sido totalmente bombardeado, conforme pode ser constatado na imagem abaixo, e a intervenção urbana proposta preveu a construção de distintas tipologias habitacionais, tais como torres de 16 a 17 pavimentos, blocos de 8 a 10 andares, blocos mais horizontais de 4 a 5 pavimentos, casas de 2 a 3 andares multifamiliares, casas unifamiliares de 1 a 2 plantas, e equipamentos sociais, tais compo igrejas, edificios comerciais e culturais.


Foto do Bairro de Hansa.Berlim 1957
Kaki Afonso.ETSAV. nov. 2010



Foto de publicidade do catálogo da Mostra Interbau 57.
Kaki Afonso.ETSAV. nov. 2010



Foto do mapa
Kaki Afonso.ETSAV. nov. 2010


A proposta que Niemeyer levou para Berlim, trabalhou com a solução projetual que o mesmo já vinha adotando na arquitetura brasileira naquela época, tal como o uso de pilotis em "V", volume prismático com 7 pavimentos, janelas horizontais, planta modulada, e destaque volumétrico para a torre de elevadores, revestida com azulejos.

A sua participação se dava no grupo B, da mostra, que estava destinada a blocos multifamiliares verticais de 8 a 10 pavimentos em construções isoladas.

Esta mostra serve de influência a vários conjuntos habitacionais do finla dos anos 50, e demonstra a preocupação arquitetônica em propor soluções tipológicas distintas à questão habitacional e que poderiam ser retomadas na contemporaneidade.

Observa-se no Brasil, que a questão da moradia vem sendo incentivada através de políticas públicas,mas ainda tem-se muito por avançar na qualidade das propostas realizadas, que carecem de mais estudos e aprofundamentos nas soluções projetuais referentes à diversidade tipológica, ordenação de volumes, criação de áraes verdes e equipamentos sociais,comerciais e de lazer.



Foto das páginas dedicadas ao "objeto" proposto pelo Niemeyer.
Kaki Afonso.ETSAV. nov. 2010



Foto da proposta apresentada por Niemeyer
Kaki Afonso.ETSAV. nov. 2010



Foto do marcador de livro que compõe o catálogo,junto com mais 3 tipos.
Kaki Afonso.ETSAV. nov. 2010

Nenhum comentário: