23.11.10

Conversando com Helio Piñon e aprendendo a projetar com critérios



Helio Piñon.Barcelona.nov.2010
foto:Kaki Afonso


Conversar com quem tem experiência em projetar com critérios de uma linguagem universal, na qual a visualidade que relaciona a arquitetura e seus elementos composicionais é sempre muito enriquecedor.

Desde que fui sua aluna no programa de doutorado em projetos arquitetônicos, linha A Forma Moderna, de 2002 a 2006, na ETSAB/UPC,em Barcelona, tornei-me sua seguidora e adepta de sua teoria e prática profissional, pois por primeira vez, após vários anos de atuação e formação, alguém me fez ver o que é fazer uma boa arquitetura, uma produção com valores, com critérios.

Sempre que posso e venho a Barcelona, assisto a suas aulas,c onverso informalmente com ele,p ois sempre está me aportando coisas novas.

Recentemente, a três anos, Piñon vem desenvolvendo a modelagem em sketchup, graças à força dada pelo arquiteto e professor da UFRS, Edson Mahfuz, que o ensinou como trabalhar com o programa. Depois desta introdução, Piñon tem se dedicado a projetar horas a fio, detalhando estruturas, esquadrias, planos, vegetação, mobiliário, tudo o que enriquece projetualmente,tecnicamente e visualmente um projeto.

Seus estudos atuais são de uma beleza alcançada graças ao seu conhecimento extraordinário em projetar, em fotografar, enquadrando com maestria os planos e o jogo de luz e sombra, e também,agora, ao domínio de programas gráficos como o sketchup e o atlantes para renderizar.

Suas sugestões didáticas também são bastante pertinentes e continuarei seguindo sua linha na minha prática profissional,seja como arquiteta, seja, como docente de projetos.



Helio Piñon.Barcelona.nov.2010
foto: "um colega que esqueci o nome!!!"

Um comentário:

Pablo José Vailatti disse...

Gostei bastante desta postagem. Já li alguns livros do Hélio Pinón e achei sensacional. Conversar com uma pessoa assim deve ser muito inspirador. Sua definição de modernidade e sua forma de encarar o projeto são essenciais aos que querem ,como você mesma disse, "projetar com critérios".