11.4.10

Cidade: saúde pública e segurança.

Entre tantos problemas urbanos que a cidade ao longo de sua história possui, estes dois aspectos ainda são vistos em Teresina, com grande atraso em pleno século XXI. Mas, sabe-se que tal fato não é vantagem(?) apenas daqui, mas de grande parte das cidades do terceiro mundo.

A Lei municipal obriga aos cidadãos que possuem lotes em áreas urbanas a murarem e a manterem limpos os mesmos, fato que, infelizmente, não ocorre.

A quantidade de lotes sem muros, invadidos por matos e que servem de depósitos de lixo à comunidade é impressionante.

Além de servirem de focos de proliferação de roedores, insetos, ainda serve de esconderijo a marginais, que ali ficam, aguardando atacar aos cidadãos que pagam em dia seus impostos municipais e que se vêm desprovidos de segurança, ao chegarem a suas casas, após um dia de trabalho.

A diferença entre uma cidade de primeiro mundo e as nossas cidades é essa, e ai se questiona, para onde vai o dinheiro que se paga de nossos impostos, se nem limpeza urbana decente, e nem segurança, se tem?

Segundo dados, a dengue, o calazar, vem matando grande parte da população local. São enfermidades causadas pela proliferação de mosquitos que dominam o cenário devastador dos bairros teresinenses. O cidadão limpa e higieniza a sua residência, mas as ruas, e o entorno é abandonado pelo poder público.

E qual a causa de tal fato, se não, a falta de uma política séria ambiental, que atue constantemente no cumprimento de suas leis municipais, exigindo de proprietários que trabalham com a especulação imobiliária que limpem e cerquem suas propriedades, para não prejudicarem ainda mais a população. Porque as SDUs não colocam seus fiscais nas ruas e multam estes infratores irresponsáveis, que não pensam em prol da comunidade?

Até quando vão continuar matando os cães, na ilusão de diminuir a doença de Calazar? Será que os técnicos e os políticos não “enxergam”, que o que se necessita é de um programa imediato de educação ambiental, reciclagem de resíduos sólidos, e consciência da comunidade em contribuir coma a melhoria urbana de nossa cidade?

Atualmente, o cidadão está preso em sua própria casa, e os delinqüentes dominam as ruas, nos afastando de uma vida tranqüila e segura. Em Teresina, não se pode caminhar em um final de tarde em uma rua, andar de bicicleta escutando uma música em um ipod, nem ficar tranquilamente em uma calçada esperando um amigo para uma conversa. A falta de segurança é tamanha, que se corre ao chegar a casa, para se trancar para o mundo, buscando a segurança de forma privada.

Este cenário precisa mudar. Limpeza pública e privada, segurança urbana, são direitos de nós, cidadãos e devemos exigir das instituições responsáveis.

Nenhum comentário: