19.10.09

João Maria Trindade:prêmio FAD de arquitetura 2009


fotos do acervo do escritório do arquiteto


fotos do acervo do escritório do arquiteto


fotos do acervo do escritório do arquiteto


fotos do acervo do escritório do arquiteto


esquema da planta baixa:térreo


Na noite de 8 de outubro, foram entregues os Prêmios FAD (Fomento à Arquitetura e Design, instituição baseada em Barcelona) ,que promove a arquitetura e o desenho no espaço ibérico.

No interior da antiga fábrica Fabra i Coats, no bairro de Sant Andreu, Barcelona, mais de 522 obras, incluindo 25 de Portugal, apresentaram-se à edição deste ano.

O prêmio, que é reconhecido internacionalmente por seu critério e rigor, reconhece obras relevantes contemporâneas de arquitetura, design de interiores, paisagismo e arquitetura efêmera da Península Ibérica.

O grande vencedor da versão 2009 foi o arquiteto português João Maria Trindade, com o projeto da estação biológica de Garducho.

O júri do certame deste ano destaca na obra arquitetônica de João Maria Trindade, o fato de “gerar lugares e emoções no meio de uma paisagem sem fim”.

“Aprecia a forma como eleva a sua potente massa, deixando passar sob a sua sombra o território e a vida da fauna”, explica a ata do júri.

Para Arcadi Pla y Masmiquel, presidente do júri, tratou-se de reconhecer “a dupla visão” do centro do Garducho, que cria uma “peça singular, que lê a paisagem, criando um momento que avalia e se integra na própria paisagem”.

“É uma peça que quase levita sobre a paisagem e que nasce para acolher um centro de investigação sobre a própria paisagem”, complementou Arcadi Pla y Masmiquel.

Um comentário:

Unknown disse...

Projeto limpo, silencioso: com resquicios de critérios da modernidade na contemporaneidade.
Admiro esta arquitetura.