10.10.09

Arquitetura piauiense: Um resgate.


Arte final do convite: Kaki Afonso, Samara Veloso e Roosevelt Cavalcanti.



Apoio: CAC/ UFPI e CREA/PI


Estará sendo lançado no próximo dia 27 d eoutubro, ás 17h, no Auditório do Centro de Tecnologia da UFPI, em Teresina o livro intitulado "ARQUITETURA PIAUIENSE", acompanhado de uma exposição e da série de cartões postais de desenhos sobre a região norte do Estado.

A idéia do livro/ caderno de desenhos e da exposição “ARQUITETURA PIAUIENSE” é a de resgatar a produção arquitetônica piauiense através de desenhos, esboços e croquis realizados por alunos e ex-alunos da disciplina arquitetura brasileira 2, do curso de arquitetura e urbanismo do departamento de construção civil e arquitetura do centro de tecnologia da Universidade Federal do Piauí (DCCA/ CT/ UFPI) e que formam parte de um grupo de pesquisa intitulado “Amigos do patrimônio”.

O grupo de pesquisa tem como objetivo investigar, inventariar, analisar e difundir o patrimônio arquitetônico piauiense, desenvolvendo como extensão, a produção de postais, ilustrados com desenhos a mão e textos; a realização de exposições e palestras didáticas na área enfocada, buscando sensibilizar a comunidade no sentido de (re) conhecer seu acervo, valorizá-lo e assim, o preservar.

Em um primeiro momento, foi realizada a série “Arquitetura em Teresina: 1852-2007” que teve uma tiragem de mil exemplares, e que rapidamente se esgotou, havendo sido distribuído em escolas, universidades e congressos nacionais. No ano de 2008, foi feita uma nova tiragem, com mais mil exemplares, da mesma série, que também realizou um trabalho de educação patrimonial, divulgando o acervo arquitetônico teresinense.

Ainda neste mesmo ano de 2008, foi produzida duas novas séries: “Arquitetura Piauiense” e “Perfis Urbanos” com a tiragem de mil exemplares por série, editados também, como todos os outros, pela Editora Gráfica da UFPI que procuraram ampliar o campo das pesquisas realizadas, trabalhando com vários municípios possuidores de acervo histórico/ arquitetônico.

Em 2009, a proposta é condensar estas séries passadas em um volume único acrescido da produção ainda inédita da região norte piauiense, permitindo assim, que o investigador/ aluno/ professor possuam em mãos, um rico material gráfico que possa colaborar em suas investigações futuras mais profundas, referentes à arquitetura piauiense.

O trabalho foi inicialmente levantado através de registros fotográficos, selecionados e desenhados manualmente, procurando valorizar os detalhes arquitetônicos, e em seguida, analisados de forma a criar “pistas” para trabalhos futuros. Optou-se pela divisão em capítulos destinados a enfocar cada exemplar por suas respectivas tipologias arquitetônica (arquitetura civil, religiosa, institucional) e detalhes construtivos.

Foi um “fazer” prazeroso, imbuído de uma vontade coletiva de buscar colaborar com a difícil e árdua tarefa de preservação do patrimônio cultural brasileiro.

Um comentário:

PROFESSORA EUZENI DANTAS disse...

MUITO IMPORTANTE ESTE TRABALHO DA DRA.KAKI,A FRENTE DO GRUPO DE PESQUISA AMIGOS DO PATRIMONIO ,TODOS ESTÃO DE PARABENS PELO GRANDIOSO PROJETO..........AMARANTE AGRADECE A VISITA DE VOCES...............BRAVOOOOOOOOOO