4.10.09

Arquitetura e poder: A obra de Alberto Silva no Piauí.


Estádio de Futebol Albertão
foto:Samir Melo.2008



Estádio de Futebol Albertão
foto:Samir Melo.2008

Alberto Tavares Silva nasceu na cidade litorânea piauiense de Parnaíba em 10 de novembro de 1918 e faleceu em Brasília no dia 27 de setembro de 2009, e construiu ao longo de sua vida, uma brilhante carreira política, apesar de sua formação de engenheiro civil, realizada no Instituto Eletrotécnico de Itajubá.

Sua trajetória como homem público é extensa e muito rica, e sua contribuição à área da arquitetura e do urbanismo piauiense foi de muita importância ao desenvolvimento das regiões nas quais ele pode intervir quando Governador do Estado durante os dois mandatos: um primeiro, no período de 1971 a 1975, e um segundo entre, 1987 a 1991.

Arquitetura e poder sempre tiveram uma relação muito próxima na historiografia arquitetônica e urbana, e aqui no Brasil, basta recordar a presença marcante de Juscelino Kubitchek para a construção de um Brasil Moderno, tendo a frente o grande empreendimento que foi a construção de Brasília no final dos anos 50.

Em Teresina, capital do Piauí, o Dr. Alberto, como era chamado, deixou sua marca de crença, criatividade, arrojo em obras símbolos, polêmicas ou não, mas que sem dúvida, contribuíram na construção da imagem de uma cidade que buscava a modernização em consonância com as propostas contemporâneas a estas intervenções.

Nos anos 70, período de seu primeiro mandato, e vinculado ao Regime Militar, época do chamado Milagre econômico, Dr. Alberto construiu o Estádio Albertão, a Cepisa, o Instituto Antonino Freire, edificados em Teresina que marcaram a paisagem urbana local, com suas arquiteturas de linhas modernas e brutalistas, obras de arquitetos como Antônio Luiz (Cepisa, o Instituto Antonino Freire) ou de arquitetos mineiros, como foram as obras do Albertão e do Monumento do Jenipapo, este último em Campo Maior.




Instituto de Educação Antonino Freire

foto:Ana Rosa Negreiros.2008



foto:Ana Rosa Negreiros.2008
foto:Ana Rosa Negreiros.2008





Perspectiva do edificio da CEPISA. Projeto do arquiteto Antônio Luiz.
fonte:Maloca Arquitetura e Engenharia



Monumento do Jenipapo. foto: Kaki Afonso.2008

Em seu segundo mandato, juntamente com o designer Gérson Castelo Branco, inova e polemiza com a obra da Potycabana, uma espécie de praias artificial criada as margens do Rio Poty, dotada de equipamentos de lazer, piscinas com ondas, toboáguas, que criaram uma grande sensação à população na época na qual foi inaugurada.

Quando se falava em soluções arrojadas, imediatamente todos faziam referência ao Dr. Alberto e suas idéias que faziam vibrar aqueles mais ligados à criatividade, ao arrojo e ao desenvolvimento. Sem dúvida, a relação de sua atividade como homem público, político deve ser aprofundada em estudos futuros na área.


Nenhum comentário: