21.6.09

Igara Clube de Parnaíba. Anísio Medeiros


Detalhe da fachada principal. Autoria: Alcilia Afonso. Data: JUNHO/2009.


O “Igara Clube” foi projetado pleo arquiteto Anísio Medeiros eestá localizado na Avenida Beira-Rio, às margens do Rio Igaraçu, na cidade de Parnaíba, região norte do Estado do Piauí. A Cidade de Parnaíba dista da capital teresinense, 350 km e possui um clima tropical semi-árido, quente com temperaturas amenas e ventilação constante anual.

O terreno no qual a edificação está implantada é plano, e na locação, o arquiteto optou por colocar o imóvel pouco recuado da via de acesso, estando o edifício em contato direto com a rua. Na concepção projetual, observa-se mais uma vez, a preocupação de Anísio Medeiros em adotar critérios constantes em sua produção, tais como a atenção à estrutura e às soluções climáticas.

A estrutura desta obra foi solucionada no bloco principal, de forma sistemática e modulada, utilizando na parte frontal, pilares em “V” em pedra da região, com modulação de 3m entre os vão, e pilares em troncos de carnaúba, palmeira regional de grande resistência, que suportam os beirais. Nesta solução, pode ser observada a influência do mestre Lúcio Costa, especificamente do projeto desenvolvido para o hotel em Friburgo, onde o arquiteto utilizou materiais construtivos da arquitetura vernácula compondo com os critérios projetuais modernos.



Detalhe da fachada principal.
Autoria: Alcilia Afonso. Data: JUNHO/2009.



Anísio no projeto do “Igara Clube” demonstrou como é possível aliar modernidade e tradição, trabalhando com grandes vãos livres no pilotis e no salão de festas, transparências espaciais, uso de modulação em planta e fachadas, atenção aos detalhes construtivos aliados a materiais locais, como a carnaúba, a pedra “cabeça de jacaré”, madeiras regionais como o cedro e o jatobá.

A planta em formato de “L” possui na primeira ala- frontal- dois pavimentos, e na ala posterior, apenas um. Esta primeira ala é coberta com um telhado único em uma água, sendo revestido com telha de cimento-amianto. A segunda, com apenas um pavimento, possui uma cobertura que funciona como um agradável terraço-jardim, que serve de mirante e área de apoio ao salão de festas.



Detalhe da fachada principal.
Autoria: Alcilia Afonso. Data: JUNHO/2009.

Desperta interesse na edificação os materiais de acabamento utilizados: cerâmica nas cores vermelha, laranja e preto, irregulares, e formando painéis modulados, criando ricos tapetes nos pisos; pastilhas coloridas em tons de azul e rosa, nos antigos banheiros e corrimãos, em madeira (parte frontal da varanda) ou em barras de ferro lisas, com os empregados no terraço-jardim externo.



Detalhe da fachada principal.
Autoria: Alcilia Afonso. Data: JUNHO/2009.


O que causa desânimo em nossa pesquisa sobre este edifício é constatar o estado de abandono no qual o edifício se encontra. Pertencente a uma sociedade de afiliados ao “Igara Clube”, o prédio está em avançado estado de destruição, abandono, sendo saqueado por pessoas, que não imaginam o mal que estão causando, ao depredarem este importante acervo moderno.

É lastimável ver mais uma importante obra do Arquiteto Anísio Medeiros ser destruída e os órgãos competentes pela preservação não atuarem de uma forma mais eficaz.


Detalhe da fachada principal. Autoria: Alcilia Afonso. Data: JUNHO/2009.

Nenhum comentário: