12.1.09

Novo símbolo de Barcelona: a torre de AGBAR


foto:kaki afonso.bcn.jan.2008
Vista da Torre de Agbar desde a Av.Diagonal.Barcelona


O edificio está situado na Av.Diagonal, no bairro Les Encants, denominado pelo Ayuntamiento de Barcelona, desde 2001, de distrito 22@barcelona, área de reestruturação urbana que vem passando por várias intervenções.



foto:kaki afonso.bcn.jan.2008
Vista da Torre de Agbar desde a Av.Diagonal.Barcelona


foto:kaki afonso.bcn.jan.2008
Vista da Torre de Agbar desde a saída do Metro Glóries.Barcelona

A Torre de AGBAR(Águas de Barcelona) é sem dúvida, depois da Sagrada Família, projetada por Guadi, o novo símbolo da cidade de Barcelona.



foto:kaki afonso.bcn.jan.2008
Detalhe do pano de esquadrias.

Projetada pelo arquiteto francês Jean Nouvel, a torre possui 750m2 de área útil, 142 m de altura, 34 pavimentos, 4.500 janelas e 59.619 lâminas de vidro que podem ter a opção de mudar 40 vezes de cor, criando um espetáculo de luz e cor nas noites de Barna. A obra foi executada em seis anos, e trabalharam nela 1.174 profissionais das mais diversas áreas.




foto:kaki afonso.bcn.jan.2008
Detalhe do pano de esquadrias que recebe o jogo de luz noturno.

Durante a noite, 4.500 luzes de cores distintas orientadas para a "pele"interior de chapa ondulada, geram um banho uniforme de luz sobre esta para fazê-la visível e converter a arquitetura em espetáculo, próprio da pós-modernidade do século XXI.

2 comentários:

EDy disse...

Bravo Kaki; bellas fotos de la Torre de Aguas. Romina, que trabaja en el Work Center, me ayuda a contestarte en el blog, acosejándome suscribirme para " la posta de comentarios "; umplo fielmente sus indicaciones. Me has de enseñar a diseñar "blogs" tan supersssss....Ak!!,ya sabes que Woody Allen rodará en Bcna;,adivina ,adivina quién será el actor principal........

Unknown disse...

Oi, meu nome é Cora e sou jornalista em Florianópolis. Estou produzindo uma revista sobre inovação e cito o caso do @22Barcelona como projeto importante de inovação. Gostaria de saber se você pode me enviar essas imagens para serem usadas na revista. O projeto, por enquanto, é só o meu Trabalho de Conclusão de Curso, mas de qualquer forma,darei os créditos pelas imagens! Estou precisando muito de imagens recentes da cidade e acho que essas do blog estão muito boas!

agradeço desde já pela atenção!

ah meu email é coraribeiro2@gmail.com