23.3.08

Arquitetura moderna em Salvador


foto:kaki afonso



foto:kaki afonso



foto:kaki afonso



foto:kaki afonso


foto:kaki afonso



É enriquecedor, andar pelas cidades e observar as soluções modernas adotadas na produção arquitetônica por arquitetos de regiões mais diversas do Brasil, que utilizando criatividade, técnica aliados aos princípios da modernidade universal produziram clássicos da arquitetura brasileira.

Em Salvador, a obra de Lelé, para o projeto da Prefeitura Municipal, localizada no coração do Pelourinho, se destaca na paisagem, com sua rigidez estrutural e leveza plástica.










6 comentários:

marta disse...

Kaki!! passei por lá tantas vezess!! faz muito contraste!!
beijinhos

Anônimo disse...

Essa arquitetura parece o cú de quem projetou!!!!! Em um lugar historico construir caixas de ferro. Aprende a ter mais visão das coisas burros.

Profissional do Patrimônio Cultural disse...

Kaki! Só de pensar que naquele lugar foi a primeira casa da moeda do brasil e a primeira biblioteca pública do estado da bahia, onde foram incendiado vários livros... dá uma dó no coração. essa prefeitura totalmente sem nexo com o ambiente... um edifício E.T., que não faria falta se o desmontassem... ao contrário de muitos que foram destruídos sem consulta da população e que eram pra ser tombados...

Anônimo disse...

favelão horroroso by Mario Kertesz. Salvador e´stá sendo destruída pela burrice local e pela especulação imobiliária. Vejam as recentes reformas da Praça da Sé (ficou MUITO RUIM), do Elevador Lacerda e do Cine Glauber Rocha. Pegunto: quem foi o cérebro de merda que projetou aquilo? CAFONA, CAFONA CAFONAAAAAAAAA, BURGUESIA DE MERDA, cabecinha de shopping center, deveriam comer, beber e DORMIR lá dentro do shopping Salvador, retrato da pobreza cultural desse país POBRE DE ESPÍRITO!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Unknown disse...

Acredito que apenas os medíocres criticam essa edificação. Talvez se fizessem uma imitação da arquitetura colonial os burros iriam gostar... Esse edifício é ao mesmo tempo praça pública, palanque, estacionamento, prefeitura e mirante... é uma obra feita e pensada na tecnologia do seu tempo, ao mesmo tempo que é moderna, não agride o entorno, pelo contrário, valoriza e destaca as diferenças arquitetônica de cada época. Se os burros observarem, o próprio elevador lacerda é totalmente diferente do palácio ao seu lado, pois foram feitos também em épocas diferentes. No mundo inteiro os arquitetos da mais alta competência fazem isso justamentente para destacar e marcar essas diferenças, ao lado de castelos, museus, catedrais... As intervenções contemporaneas só enriquecem a história do entorno.
ass.: estudante de arquitetura