25.12.07

A Consolidação da arquitetura moderna no nordeste brasileiro.

O presente texto trata-se do resumo referente ao projeto de pesquisa que foi desenvolvido para a elaboração de tese de doutorado realizada na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona/ ETSAB vinculada à Universidade Politécnica da Catalunha, no departamento de projetos arquitetônicos, com linha de investigação sobre a forma moderna na arquitetura, intitulada “ La consolidación de la arquitectura moderna em Recife em los años 50”, orientada pela professora dra.Teresa Rovira, apresentada em novembro de 2006, e classificada em excelente cum laude.

A pesquisa teve o apoio da CAPES, através da concessão de bolsa de doutorado pleno no exterior, e da UFPI, através da liberação para a realização do curso na Espanha, no período de quatro anos.

A pesquisa desenvolvida tinha como objetivo, comprovar a existência de uma “Escola de Recife” no cenário nacional, caracterizada pela busca em adaptar o vocabulário moderno à realidade tropical, com aspectos culturais, sociais, econômicos e principalmente, climáticos, muito específicos, que necessitavam ser considerados, para a adoção de uma arquitetura moderna na região nordestina brasileira, esclarecendo sobre o papel desenvolvido pelos arquitetos Mário Russo, Acácio Gil Borsoi, Delfim Amorim e Heitor Maia Neto na formação desta “Escola”, analisando suas contribuições para tal processo, como professores do curso de arquitetura da Escola de Belas Artes de Pernambuco/ EBAP, e como, profissionais liberais, atuando na elaboração e execução de projetos arquitetônicos.A pesquisa analisou as soluções projetuais e construtivas para a melhoria de uma arquitetura sustentável nos trópicos brasileiros, constatando que a arquitetura moderna teve sim, uma preocupação com o “lugar”, diferentemente do que a critica escreveu sobre a mesma, sendo a pesquisa realizada, uma comprovação de tal afirmativa.

Recife foi a primeira capital nordestina a ter um curso de arquitetura criado em 1934, e somente em 1949, contratou um arquiteto italiano, Mario Russo, para lecionar a disciplina de composições arquitetônicas. Em 1951, contrataram o carioca Acácio Gil Borsoi, e em 1952, o português Delfim Amorim e o pernambucano Heitor Maia Neto, que juntos, revolucionaram o ensino e a produção arquitetônica na região, influenciando a toda uma geração de profissionais que naquela “Escola” estudaram.

A originalidade desta pesquisa está no fato de que, pela primeira vez, foi estudado em paralelo, o trabalho destes quatro arquitetos responsáveis pelo processo de consolidação da modernidade nordestina, durante os anos 50, contrapondo seus pensamentos e produções arquitetônicas, identificando os pontos comuns entre elas.

Para o desenvolvimento da investigação, foram levantadas questões que nortearam o decorrer do trabalho, a saber: 1) haviam sido realmente os arquitetos Borsoi e Amorim, citados por reconhecidos autores como Bruand (1978), Segawa(1997), os únicos responsáveis pelo processo de consolidação da arquitetura moderna, ou haveriam, mais outros personagens, ainda não publicados e reconhecidos?; 2) Existiu ou não, uma “Escola de Recife”, que influenciou toda uma região, devido à abrangência do trabalho profissional destes arquitetos em várias capitais nordestinas?

Para contestar a tais indagações, aplicou-se uma metodologia empregada na linha “a forma moderna” do programa de doutorado em projetos arquitetônicos da ETSAB, proposta pelos professores Dr. Helio Piñon e dra.Teresa Rovira, que orienta no sentido de desenvolver um enfoque arquitetônico, no qual o desenho e a fotografia são os meios mais convenientes e precisos para especificar a construção de um edifício e comunicar sua arquitetura.Dessa forma, a pesquisa aprofundou uma investigação arquitetônica e visual, até então, inédita a respeito de 60(sessenta) obras produzidas pelos arquitetos anteriormente citados durante os anos 50 na cidade de Recife.

A metodologia proposta trabalhou com análises dos edifícios através do “redesenho” dos projetos originais, conseguidos em arquivos pessoais e públicos municipais, possibilitando uma melhor compreensão do processo projetual dos mesmos, observando pontos como a implantação do edifício no terreno, o uso da modulação em plantas e em fachadas; o emprego de tramas ordenadoras; a distribuição em planta de blocos funcionais; a atenção à estrutura e suas relações com esquadrias e paredes; as soluções climáticas e tratamento volumétrico, entre outros. A visita às obras ainda existentes e a observação atenta aos detalhes construtivos, através do olhar atento, proporcionou também, um melhor entendimento formal e visual das mesmas.

Somente após haver redesenhado e compreendido o processo projetual destes edifícios analisados, foi possível contrapor o conjunto da produção dos quatro profissionais, buscando soluções projetuais e construtivas adotadas, concluindo sobre a existência ou não, de uma “Escola de Recife” e as contribuições da mesma para o desenvolvimento de uma arquitetura moderna nordestina.

Os resultados alcançados após o término desta pesquisa têm sido positivos. Após o retorno às atividades docentes no curso de arquitetura e urbanismo da UFPI, a metodologia aplicada na pesquisa vem sendo empregada em projetos de iniciação científica com alunos da graduação que aplicam o modelo analítico para o estudo da arquitetura moderna piauiense (figura 1), bem como de protótipos para projetos racionais para a população de baixa renda. A mesma metodologia de compreensão e análise projetual é usada também na área de ensino, nas disciplinas de projetos arquitetônicos 3 e 6, onde se trabalha com princípios projetuais propostos pela modernidade arquitetônica universal, dando ao aluno, uma integração entre projeto/ estrutura; modulação/ espaço; arquitetura/ sustentabilidade.



Ainda como fruto desta pesquisa realizada, pode ser citado aqui, a parceria criada entre UFPI e ETSAB/ UPC, na qual vem sendo desenvolvido um projeto de investigação internacional envolvendo os países com Brasil, México, Argentina, Chile, sobre “Habitação de interesse social”, na qual sou a representante nacional, em rede sistemática com o grupo FORM, de Barcelona, realizando a “ponte” com outras universidades brasileiras, através de seus programas de pós-graduação, como por exemplo, os da FAUUSP, a UFRGS, UNICAMP, UFBA,UFRJ, UFPE,UNISINOS, entre outras.

Através da credibilidade criada no desenvolvimento da pesquisa com a orientadora, professora Dra.Teresa Rovira, tenho sido indicada pela mesma, para orientar dois projetos de tese doutoral na América Latina, desenvolvidos por alunos matriculados na ETSAB/ UPC: o primeiro, da arquiteta uruguaia Cecília Machin, que desenvolve projeto de tese sobre a arquitetura residencial moderna no Uruguai; e o segundo, da arquiteta brasileira Rosa Karina Furtado, sobre o processo de consolidação da modernidade arquitetônica no Ceará.

A pesquisa também vem participando de uma mostra internacional sobre “Arquitetura moderna na América Latina nos anos 50”, onde são expostas em 60 painéis, as produções arquitetônicas dos mais importantes arquitetos latino-americanos, estando nela presente, dois dos arquitetos investigados na pesquisa, Borsoi e Heitor Maia Neto. A exposição já percorreu países como a França, Bélgica, México, Argentina, Espanha, Equador, Chile, e no ano de 2008, será montada em maio, durante o 2º. Encontro do DOCOMOMO NORTE NORDESTE, a ocorrer em Salvador, do qual também faço parte da comissão organizadora. A divulgação da exposição no Brasil tem ficado a meu encargo, havendo sido veiculada para demais universidades brasileiras, como a UFRGS e a UFPE.

A pesquisa resultou também em uma série de artigos publicados em livros editados pela ETSAB/ UPC, com as seguintes referências bibliográficas:

1) Casa Lisanel Mota. Acácio Gil Borsoi.1953” In: Documentos de Arquitetura moderna em América Latina 1950-1965 ”, Terceira recopilação. ed.Barcelona : ETSAB/ UPC, 2006, v.3, p. 50-61.

2) “Casa Torquato Castro. Heitor Maia Neto. 1954.”In: Documentos de Arquitetura moderna em América Latina 1950-1965 ”, Terceira recopilação. Ed.Barcelona: EPC/ ICCI, 2006, v.3, p. 76-89.
3)”Mario Russo. Instituto de Antibióticos. 1953 “In: Documentos de Arquitetura moderna em América Latina 1950-1965 ”, segunda recopilação. Ed.Barcelona: UPC/ ICCI, 2005, v.2, p. 196-203.

Além, dos artigos anteriormente citados, a pesquisa vem sendo apresentada em congressos e publicada em anais, a saber: 1) “Museu de arte moderna de Recife”. In: I ENCONTRO DOCOMOMO NORTE NORDESTE, Recife.I ENCONTRO DOCOMOMO NORTE NORDESTE. , 2006; 2) “Quatro projetos inéditos” In: I ENCONTRO DOCOMOMO NORTE NORDESTE, RECIFE.
I ENCONTRO DOCOMOMO NORTE NORDESTE. , 2006;3)“Russo y Amorim: la influencia europea en el proceso e consolidación de la arquitectura moderna en Recife en los años 50” In: XI Seminario APEC INMIGRACION Y TERRITORIO, 2006, Barcelona. XI Seminario APEC BCN. Barcelona: ICCI, 2006. v.1. p.127 – 136;4) “A arquitetura moderna de Heitor Maia Neto em Recife nos anos 50” In: DOCOMOMO Brasil. Niterói.DOCOMOMO Brasil. 2005; 5)“Arquitectura y memoria: Recife en los años 50 “In: X Seminario da APECBCN, 2005, Barcelona. X SEMINARIO DA APECBCN. Barcelona: , 2005. v.1. p.181 – 187;6)“Arquitectura Moderna en los trópicos :la implantación de la Escuela de Recife” In: IX Seminario APEC BCN Pluralismo y Globalización, 2004, Barcelona. IX Seminario APEC. Barcelona: ICCI, 2004. v. 1. p.281 – 290. A pesquisa realizada continua contribuindo bastante para o estudo e compreensão da arquitetura nordestina, bem como, para a reflexão a respeito de uma arquitetura sustentável para os trópicos brasileiros, criando-se uma rede de investigadores locais, regionais, nacionais e internacionais.

Um comentário:

Di Camillo Javier disse...

muy bueno tu blog, me preguntaba si podrias subir algunas fotos o plantas de la obra de heitor maia neto, casa torquato castro
gracias.